quarta-feira, 31 de agosto de 2016

SPED - Sistema Público de Escrituração Digital

SPED - Sistema Público de Escrituração Digital


De um modo geral o Sped consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento de obrigações acessórias pelos contribuintes, é uma nova forma de prestar informações ao fiscal.

São 3 grandes projetos: Escrituração Contábil Digital, Escrituração Fiscal Digital e a NF-e.

A inciativa integra as três esferas governamentais: municipal, estadual e federal. Os 3 projetos acima são iniciais, pretendendo expandir até englobar todas as obrigações que são apresentadas hoje.

Objetivos


Os principais objetivos que podemos elencar do Sped são: promover a integração dos fiscos, padronização das informações, racionalizar e uniformizar a entrega de obrigações acessórias, tornar a fiscalização mais efetiva, com maior fluidez no cruzamento e analise das informações.

Benefícios do Sped


- Redução de espaço para armazenamento de papeis, sendo todas as obrigações eletrônicas inclusive as notas fiscais, não há necessidade de guardar papeis mas somente de manter arquivo digital;
- Uniformização de informações em todas as unidades federadas, todos os estados tem a mesma padronização de informações;
- Redução do tempo despendido com auditores fiscais nas instalações do contribuinte, atualemtne a fiscalização é feita digitalmente e os documentos solicitdos pelo fiscal também enviar de forma eletrônica, sendo que antes o fiscal permanecia muitos dias na empresa analisando os documentos fisicamente;
- Rapidez no acesso as informações;
- Melhoria na qualidade das informações;
- Aperfeiçoamento no combate a sonegação;

Esses são alguns benefícios que pode-se citar, os contribuintes ainda estão se adaptando as novas formas de atender a legislação, e o projeto não para por ai... Tem muito mais vindo por ai, e ao mesmo tempo são aperfeiçoadas as existentes, cada vez mais fechando o cruzamento das informações.


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