Era digital na área fiscal
Com a emissão de nota fiscal de forma eletrônica (NF-e), a
escrituração fiscal também eletrônica (SPED) o cuidado em relação a
classificação correta das notas recebidas e emitidas fica cada vez mais
importante.
A parametrização minuciosa do sistema é de suma importância
para a entrega correta das obrigações e para evitar problemas com o fisco.
Uma revisão dos cadastros das empresas é necessária para
adequar todos os aspectos a legislação fiscal vigente, vez que eletronicamente
se torna cada vez mais fácil cruzar informações e detectar possíveis
irregularidades ou mesmo erros no cumprimento da legislação que mesmo sem
intenção de fraude ou dolo podem causar prejuízos para a empresa em forma de
multas previstas no regulamento do ICMS e demais normas vigentes.
Escrituração Fiscal Digital (EFD)
A Escrituração Fiscal Digital (Sped Fiscal) contempla a
totalidade de informações necessárias a apuração dos impostos incidentes sobre
as operações praticadas pelos contribuintes, bem como outras informações de
interesse da administração tributaria. Verifica-se que a cada atualização dos
sistemas de emissão de nota fiscal eletrônica e dos Sped’s são solicitadas
informações mais especificas e completas o que permite que o fisco tenha todo o
conteúdo para efetuar cruzamentos e solicitar esclarecimentos sobre as
informações prestadas.
Aspectos práticos
Na emissão da nota fiscal eletrônica somente a situação
tributaria do ICMS aparece no DANFE, dando a entender que devemos nos preocupar
apenas com essa informação, porém temos a situação tributaria do ICMS, do IPI,
PIS, COFINS e muitos outros códigos que são informados ao fisco e devem estar
corretos. Vamos tratar aqui no blog desses aspectos, desses detalhes que não
podem mais passar sem serem percebidos, analisados e levados em conta para uma
escrituração fiscal de qualidade e que reflita a realidade.
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